Textos


O que há por trás de um sorriso?

O que existe por trás de um sorriso?
À primeira vista, revela-se carinho e bom humor.
Alegria, felicidade em contraponto à tristeza.
Um sorriso quase sempre é cobrado pela família, amigos e, principalmente, em fotos de redes sociais.
Mostre o seu sorriso, quero ver você sorrindo, troque a foto por algo mais leve, a vida é breve!
A obrigação de ser feliz em tempo integral impõe-se!
Percebo uma modalidade de sorriso muito presente na atualidade: o sorriso profissional.  Ao soar de um clique, abrem-se os lábios e perfilam-se os dentes. Muito mais frequente do que se pretende.
E os sorrisos permanentes?
Estes sempre me intrigaram.
Assistindo a uma reportagem na TV, parte da minha curiosidade foi saciada.
Por trás da graça de um comediante pode existir uma depressão ou angústia camuflada.
Vários nomes citados, outros entrevistados confirmaram.
Frequentam terapeutas e fazem uso de medicamentos.
Antes assim, uma atitude saudável frente ao problema instalado.
Foi quando me dei conta de que tive um amigo que vivia radiante. Sorriso em prontidão. A cada problema, uma piada. Era a alegria personificada. Até que um infarte fulminante o levou.
Concluí que há que se dosar a tristeza, mas sorrir é fundamental, desde que seja
“de dentro pra fora”.

Rogoldoni
18 08 2014


Publicado na revista CAOSótica setembro-dezembro 2018, número 48 ano 13 pág. 49 Porto Alegre RS


 
Rosângela de Souza Goldoni
Enviado por Rosângela de Souza Goldoni em 18/08/2014
Alterado em 11/04/2019
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr